Foto: Fernando Vivas/
O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na terça-feira (11), durante a abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), que acontece no Centro de Convenções de Salvador, que vai trabalhar para reverter no Senado a retirada, do texto da reforma tributária aprovada na Câmara, dos benefícios fiscais que facilitariam a instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari.
O petista disse ainda que não teve a oportunidade de conversar com o deputado federal e aliado Otto Filho (PSD), que surpreendentemente votou a favor da retirada dos incentivos. Da bancada baiana, o outro parlamentar que não se posicionou a favor foi Arthur Maia (União), que se absteve e não integra a base de Jerônimo. Governadores do sul e sudeste do país lideraram o lobby contra os benefícios fiscais.
“Sobre a posição do deputado, não encontrei com ele ainda. A minha mente agora está voltada para o Senado. Temos preocupação com os investimentos nacionais e internacionais na Bahia. Vou trabalhar para que o Senado reverta e consiga seguir o curso normal. Na política a gente dialoga”, declarou Jerônimo.
“Terei a oportunidade de conversar com o deputado federal (Otto Filho). Tive com todos os deputados da minha bancada em Brasília (antes da aprovação da reforma tributária). Meus secretários Afonso Florence (Casa Civil), Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Manoel Vitório (Fazenda) também fizeram um esforço nessa questão dos incentivos que beneficia não só a Bahia com a BYD, mas investimentos em outros estados”, acrescentou.
Jerônimo ressaltou a força econômica do setor atacadista em Salvador e na Bahia, que, segundo ele, funciona como uma espécie de “termômetro” da geração de emprego e renda. Ele lembrou que, como secretário estadual de Desenvolvimento Rural, atuou em parceria com o setor para facilitar a comercialização de produtos da agricultura familiar.